Trilha de Diálogo Competitivo
A trilha de Diálogo Competitivo traz esclarecimentos sobre essa nova modalidade de contratação trazida pela Lei n°14.133/21. Em razão do pouco tempo de introdução e da ausência de casos concretos já encerrados, este é o instrumento de compras públicas para inovação com as maiores lacunas interpretativas. Lembre-se que, as etapas e a sequência entre elas podem variar de acordo com o caso concreto. 
1

Definir regras da licitação

O primeiro passo para a realização do diálogo competitivo é definir as regras gerais do procedimento licitatório, em especial, os critérios objetivos para seleção prévia dos licitantes.


Nesta etapa, a administração já deve ter um bom nível de conhecimento sobre o problema para qual busca solução. Em linhas gerais, isso inclui a compreensão acerca das causas e consequências do problema enfrentado e um prévio mapeamento de mercado com a identificação de atores que possam, direta ou indiretamente, contribuir para o desenvolvimento de uma solução adequada.


(...) Nesta etapa devem ser estabelecidas as regras gerais que vão orientar as fases do diálogo e a dinâmica de comunicação da administração pública com os licitantes, em busca da solução para o problema mapeado.


Considere prever como serão tratados e como comporão o diálogo com os potenciais fornecedores os aspectos relacionados à transferência de tecnologia e à propriedade intelectual.

Curva quiz

Quiz de Contratação

Responda as perguntas para receber apoio na decisão sobre a modalidade ou instrumento mais adequado para contratação.


Respondendo a apenas seis perguntas, conseguimos sugerir as melhores opções de compra pública.

Imagem Quiz
ETAPAS