Sobre a plataforma CPIN

Esta plataforma é uma iniciativa da parceria entre o Tribunal de Contas da União (TCU), o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), com apoio do Instituto Tellus, que é uma organização do terceiro setor. O TCU, neste caso, é representado pela Escola Superior do TCU, denominada Instituto Serzedello Corrêa, em seu papel de construir conhecimentos que possam apoiar a atuação do controle externo e o aprimoramento da Administração Pública em benefício da sociedade.

A ideia da plataforma surgiu frente às dificuldades enfrentadas por gestores e servidores públicos ao contratar inovação. Mais ainda, veio da constatação de que pouco se conhecia sobre compras públicas para inovação nas três esferas de governo (federal, estadual ou municipal). O tema ainda é novo também para os órgãos de controle.

Em 2020, houve o projeto INOVAMOS, iniciativa do TCU e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em parceria com o Instituto Tellus. Na época, foram identificadas as principais dificuldades percebidas na contratação para inovação na gestão pública. Também foram mapeadas soluções possíveis ou já existentes para estimular esse ambiente de inovação, dentre as quais a mais demandada foi a ideia de uma plataforma virtual com materiais de apoio, orientações e experiências concretas sobre compras públicas para inovação.

A plataforma virtual foi lançada oficialmente em novembro/2022, mas seu desenvolvimento continua. Novas funcionalidades estão previstas, e os conteúdos continuam sendo criados e atualizados. Tudo isso só é possível graças às parcerias.

Conheça nossa proposta de governança e junte-se a nós para promover a inovação no país!




Parceiros

Logo_BID_Español_sin_leyenda

Termos de Uso e Política de Privacidade

MENU