Plataforma CPIN recebe Prêmio Reconhe-Ser
A Plataforma de Compras Públicas para Inovação (Inova CPIN), lançada em novembro/2022, recebeu o Prêmio Reconhe-Ser 2023, concedido pelo Tribunal de Contas da União. Essa premiação existe desde 2009 para reconhecer projetos que geram impacto para a gestão pública ou a sociedade, conduzidos por servidores do TCU, neste caso como parte de uma equipe multidisciplinar formada por várias instituições.
Os integrantes do time responsável pela Plataforma CPIN receberam o certificado de reconhecimento de “Trabalho de Destaque” no último dia 21/11, entregue pelo Diretor-geral do Instituto Serzedello Corrêa, Adriano Amorim. Foram homenageados representantes do próprio TCU, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e do Porto Digital.
Conheça a CPIN
Lançada em novembro de 2022, a Inova CPIN é resultado de uma parceria entre o TCU, o MDIC, a ABDI e o Porto Digital, com apoio também do Instituto Tellus no seu lançamento. Para o ano de 2024, outros dois parceiros devem se aliar à plataforma por meio de Acordo de Cooperação Técnica: a Advocacia Geral da União (AGU) e Fundação Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
A CPIN tem o objetivo de impulsionar o bom uso de instrumentos de contratação de soluções inovadoras para o enfrentamento dos desafios públicos. É um espaço qualificado e democrático voltado à disseminação de conhecimento sobre as compras públicas para inovação.
A plataforma oferece uma jornada precisa e eficiente, organizada em etapas que refletem os passos que o gestor público precisa seguir para realizar um processo de contratação para inovação. A jornada é composta pela Trilha de Planejamento e pelas Trilhas de Instrumentos.
A CPIN também conta com uma Biblioteca Virtual com conteúdo qualificado, o Quiz e a Matriz de Análise dos Instrumentos para auxiliar o gestor na escolha do melhor instrumento de contratação.
Todo o conteúdo está em uma linguagem acessível, direta, confiável, comprometida com a legalidade e, sobretudo, voltada para a promoção da inovação e da maturidade digital da Administração Pública do país.