A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) participou, nesta quinta-feira (13), de um painel sobre a modernização da agroindústria amazônica, realizado pela Natura e pela WEG, no Pavilhão do Pará, durante a COP30, em Belém (PA).
O debate destacou a convergência entre a Agroindústria 4.0, as energias limpas e a preservação ambiental como pilares para impulsionar a competitividade e a inclusão social na região.
Participaram do painel a diretora de Economia Sustentável e Industrialização da ABDI, Perpétua Almeida; o diretor de Universalização de Políticas Sociais de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia (MME), André Dias; o coordenador de Suprimentos e Relacionamento com as Comunidades da Natura, Diego Viégas; e o presidente da ATAIC, Francisco Malheiros.
Para Perpétua Almeida, a discussão reforça o papel estratégico da tecnologia e da energia limpa no fortalecimento das cadeias produtivas locais. Ela destacou iniciativas da ABDI, como o Café Amazônia Sustentável e o mapeamento da bioindústria na Amazônia, como exemplos concretos da atuação da Agência em prol da inovação e da sustentabilidade.
“Como amazônida, vejo na Nova Indústria Brasil a oportunidade de transformar nossa riqueza natural em riqueza social, sem derrubar nenhuma árvore. Na ABDI, trabalhamos para levar a inovação para dentro da floresta, provando que o conhecimento tradicional e a tecnologia 4.0 podem caminhar juntos”, afirmou a diretora.
“Projetos como o Café Sustentável mostram que, ao levar tecnologia e garantir energia limpa, nós agregamos valor ao produto local e levamos dignidade para quem vive e preserva a floresta”, acrescentou.
O painel também discutiu como a energia solar tem se consolidado como um vetor de transformação, permitindo que cadeias produtivas locais se tornem mais eficientes e sustentáveis. A cooperação entre grandes empresas e associações comunitárias demonstra a viabilidade de promover o desenvolvimento econômico com a floresta em pé.
O evento reforçou a mensagem de que o futuro da Amazônia depende de uma combinação essencial: inovação, parcerias estratégicas e um compromisso inegociável com o desenvolvimento sustentável.
ABDI na COP30
A ABDI participa da COP30 com uma programação voltada a evidenciar o papel da indústria na agenda climática. Com apoio da Daikin, a Agência apresenta um pavilhão de 70 m² na Green Zone, que promoverá 42 painéis temáticos sobre economia circular, bioeconomia, eficiência energética e instrumentos de financiamento para a transição produtiva, entre os dias 10 e 21 de novembro. O espaço conta com infraestrutura para recepção de delegações e atividades técnicas, incluindo conexão de alta velocidade via satélite de média órbita disponibilizada pela Telebras.
Além da atuação no pavilhão próprio, a ABDI integra debates no Pavilhão Brasil e na Zona Azul (Blue Zone), área onde ocorrem as negociações oficiais e a Cúpula de Líderes Mundiais, reforçando a colaboração institucional com ministérios, entidades empresariais, universidades e organizações dedicadas ao desenvolvimento sustentável.
Sobre a ABDI
A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial é vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e tem como missão promover a transformação digital, a inovação e o desenvolvimento produtivo sustentável no Brasil. A ABDI atua conectando governo, empresas e academia para a construção de uma nova economia verde e inclusiva, baseada em conhecimento, tecnologia e sustentabilidade.
Foto: Bruna Mello
