A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Polícia Federal (PF) firmam, nesta quinta-feira (06/11), um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) voltado ao fortalecimento da segurança pública em áreas de fronteira, com foco na aplicação e validação de soluções tecnológicas baseadas em Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (IA). A iniciativa, que faz parte do Projeto Mitra Nacional, contará com investimento estimado em R$ 3 milhões e abrangerá, em sua primeira fase, as fronteiras dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amazonas e Roraima.
O acordo tem como objetivo aprimorar o monitoramento e o controle de fronteiras, ampliando a eficiência das ações de fiscalização e combate a crimes transfronteiriços. A ação é fruto da continuidade do Projeto Fronteira Tech, desenvolvido pela ABDI em Pacaraima (RR) em parceria com a Polícia Federal, que resultou em avanços expressivos na repressão a crimes e na redução dos índices de homicídio no estado.
O ACT será assinado pelo presidente da ABDI, Ricardo Garcia Cappelli, pelo diretor de desenvolvimento produtivo e tecnológico, Carlos Geraldo Santana e pelo Diretor-Geral da Polícia Federal, Andrei Augusto Passos Rodrigues, em cerimônia aberta à imprensa, mediante credenciamento prévio.
Serviço
Local: Miniauditório do Edifício-Sede da Polícia Federal
(SCN, Quadra 4, Bloco B, Térreo – Edifício Multibrasil Corporate, Brasília/DF)
Data: Quinta-feira, 6 de novembro de 2025
Horário: 10h
Credenciamento de imprensa: Envio de nome completo, veículo, CPF e telefone para imprensa@pf.gov.br até as 18h do dia 5/11 (quarta-feira)
